Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quinta-feira, 17 de março de 2011

CEARÁ X FORTALEZA, VOVÔ X LEÃO : O CLÁSSICO-REI

Estivemos em Fortaleza durante as ¨ férïas ¨  propiciadas por Momo, e pudemos sentir e curtir todas as belezas naturais da terra de José de Alencar. É realmente um paraíso incrustado  na imensidão desse nosso país. Vale muito  a pena  conhecer tudo que a capital cearense nos oferece em termos de divertimento, lazer, cultura e oportunidades profissionais.

No âmbito esportivo,não podíamos de deixar passar a oportunidade. Logo no dia seguinte à nossa chegada, teríamos a decisão do 1º turno do Campeonato Cearense, entre as duas maiores forças do Estado, os times das maiores torcidas: Ceará e Fortaleza.


A história desse clássico começa em 1918, exatamente em  dezessete  de dezembro, com a vitória do Ceará por 2X0. Fato pitoresco é que esse jogo se dá a menos de um mês da fundação do Fortaleza, dezoito de outubro daquele ano.

O Clássico-Rei, como é chamado, já foi disputado, até hoje, 533 vezes, com vantagem do VOVÔ, o alvinegro cearense, o Ceará, com 184 vitórias, sobre o LEÃO, o rubro-anil Fortaleza, com 161 vitórias,
além de 183 empates.
 

A maior goleada do clássico aconteceu em 1927, quando o Fortaleza impôs 8X0 sobre o oponente, que chegou perto da vingança em um amistoso disputado em 1955, quando venceu por 7X0. Com respeito aos gols marcados, o Ceará, ao longo do tempo, fez 735 gols no clássico, enquanto o Fortaleza assinalou 710 tentos.

Ceará e Fortaleza, dois dos times mais tradicionais do Nordeste e do Brasil, vivem constante rivalidade, o que dá margem a espetáculos dignos de registro nas arquibancadas do Castelão. Pudemos sentir a pulsação desse clássico pessoalmente, no último confronto. As torcidas organizadas se preparam durante dias para o jogo, e seus gritos de guerra e uniformes fazem do estádio um caldeirão vibrante e colorido, com bandeiras dando um complemento ao espetáculo que se vê no campo.


A nota digna de registro é  a irreverência do povo cearense materializada nos gritos da galera. O Ceará, por ser mais antigo no tocante à sua fundação, é chamado VOVÔ, e faz desse tratamento o seu grito de guerra. A torcida do Fortaleza, para responder, usa de fina ironia.Tal troca de energia é o ponto alto do clássico:

Quando a CEARAMOR grita

VOVÔ / VOVÔ

a TUF ( Torcida Uniformizada do Fortaleza ) de imediato responde

PODE IR  / PODE IR

é ao mesmo tempo hilariante e emocionante participar desse espetáculo. Criatividade pura de uma torcida que não para de incentivar um só minuto seus jogadores, tirando deles aquela força que seus músculos já não podem dar.

Saímos do estádio em completa satisfação. Como amantes do futebol, presenciamos a paixão em estado bruto  de um povo por seus times. Observamos que os torcedores de cada lado evitam até falar o nome do oponente. Tanto os amantes ( a palavra certa é essa ) do Ceará, o ¨ Time do Povo ¨, quanto os torcedores do Fortaleza, que dizem ser o time da elite, evitam até discutir futebol para não colocar em risco amizades, parentescos e negócios.  Para ilustrar, quem torce Fortaleza ( os cearenses  não usam a preposição nesse caso ), chama  ¨carinhosamente ¨o adversário de ¨carniça ¨.



Ver, sentir e curtir um Choque-Rei entre Vovô e Leão é participar de um espetáculo digno de documentário. Ato solene e inesquecível para quem ama o futebol. A cereja do bolo para quem visita a capital cearense, que, sem esses dois legítimos representantes da cultura de seu povo, não seria a terra tão completa em atrativos e beleza.



Quando você quiser visitar o Ceará e pensar:

VOVÔ / VOVÔ ,

 se pedir minha opinião, responderei sem susto :

PODE IR / PODE IR


Esse post é uma homenagem aos grandes amigos CARECA (e Cícera ), VINICIUS ( e Vládia ) E MAURO(e Ieda, Roberta e Anathália ), que me emocionaram diariamente com a amizade e hospitalidade típica do nordestino, e me apresentaram à terra abençoada na qual passei quinze dias. Obrigado.