Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O MAIS QUERIDO DO BRASIL DESDE 1927 . A PRIMEIRA VITÓRIA SOBRE O ETERNO FREGUÊS . CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO : 116 ANOS DE UM CASO DE AMOR E PAIXÃO COM UMA NAÇÃO .

Nesta terça-feira o Clube de Regatas Flamengo completou 116 anos de fundação .









A data é comemorada dia quinze de novembro , quando , na realidade , a fundação se deu em um dia dezessete .








E por que a troca ? Simples ... dia quinze , sendo feriado nacional , seus adeptos teriam o dia inteiro para comemorar . Pura malandragem .


E a data , simbólica para os republicanos , passou a ser confundida com um evento não menos importante para o país : o surgimento do MAIS QUERIDO DO BRASIL .






Mais que uma modificação , um pequeno ajuste histórico feito por aqueles visionários que , naquele longínquo 1895 , já anteviam a dimensão do que estavam criando .






E porque a denominação O MAIS QUERIDO DO BRASIL ? 


Hoje , pela grandeza da massa rubro-negra , em tamanho e importância , é fácil , incontestável , reconhecer o rótulo . 






Acontece que esse título foi investido ao clube em 1927 , ou seja , num período em que as comunicações não permitiam pesquisas em todo o território nacional .






Naquele ano o ¨Jornal do Brasil ¨ criou o concurso , e seria considerado O MAIS QUERIDO DO BRASIL o clube cuja torcida apresentasse o maior número de rótulos de uma água mineral , Salutaris , muito consumida naquela época .






Os vascaínos levavam a vitória como barbada . A grande maioria da torcida do clube era formada por comerciantes , portanto com maior poder aquisitivo que os rubro-negros , e consumir e juntar tais rótulos em maior quantidade seria fácil .






Mas os rubro-negros , no dia da apuração do concurso , disfarçaram-se de vascaínos , com escudo na lapela e sotaque , e se postaram à entrada do prédio do jornal , recolhendo os vários sacos com rótulos destinados ao Vasco da Gama .


Destino dos votos para o clube dos portugueses : latrinas e poço do elevador .





Resultado do concurso : a TAÇA SALUTARIS ocupa papel de destaque na galeria de troféus da Gávea até hoje .






Foi a primeira vitória significativa sobre o rival histórico . Vitória da malandragem , do espírito carioca sobre o poder aquisitivo do adversário . Inauguramos a freguesia em 1927 ...






Hoje esse título , que confirma ser o clube da Gávea o de maior torcida do futebol brasileiro , nem sequer é contestado por aqueles que acompanham as coisa do futebol . São trinte e cinco milhões de corações vermelho-e-pretos , pulsando a cada jogo , a cada vitória , a cada título .






Trinta e cinco milhões de mentes sofrendo a cada derrota , a cada título perdido , a cada classificação que foge . Mas ratificando o amor incondicional pela junção de cores mais feliz que alguém pôde fazer .





Da conquista da Taça Salutaris até hoje , passando pela fundação da Charanga do Flamengo , em 1942 , a primeira torcida organizada do Brasil , a massa só fez aumentar .






Esse fenômeno não se explica por conquistas e títulos . Alguns clubes brasileiros os têm em maior número .


Nem por influência de canais de comunicação televisivos e radiofônicos , como os que procuram depreciar a força dessa legião .


Essa nação se multiplicou através da paixão por seus ídolos . A sintonia entre eles e a arquibancada foi quem fez o saudoso lado esquerdo das cabines de rádio do Maraca diminuir de tamanho e aumentar em pressão a cada década .






Desde que Borgeth , em 1911 , resolveu criar o Departamento de Futebol , nomes como Píndaro , Domingos da Guia , Leônidas da Silva , Zizinho, Dida , Reyes ,  Rondinelli , Doval , Almir Pernambuquinho , Fio Maravilha , Carlinhos , Zico , Junior , Leandro , Adilio , Nunes , Romário e Petkovic , vestiram a camisa rubro-negra como uma segunda pele , levando para o campo a vontade emanada do concreto frio , e deixando cair na grama de cada campo do país e do exterior a única exigência da maior torcida do mundo : SUOR .






Perder é do jogo , vencer é consequência de um trabalho em grupo . Mas a tradição do clube é vender caro cada centímetro da área , cada semente de grama , cada ponto que tentarem tirar de nós .






Que ninguém se esqueça disso .


Mais um ano comemorado por essa parceria entre a Nação e o clube . Mais uma etapa vencida rumo à eternidade .






Tão eterno quanto o Flamengo é a sua torcida . Que não precisa de loas , de campanhas , de marketing para crescer .






Que não precisa virar flamenguista com o passar do tempo . Ele já nasce Flamengo .






Portanto , quem diz que mudou nunca foi .



Seu combustível é o clube , o time , o compromisso com a tradição .






E onde tiver onze camisas rubro-negras correndo em busca da vitória ela estará , com seu grito de incentivo e sua pulsação .






Pelo simples prazer de extravasar sua paixão pelo MAIS QUERIDO .


Pelo compromisso de professar essa religião .







Parabéns Flamengo , parabéns Nação .