Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CROWDFUNDING - UMA NOVA IDEIA


Vocês sabem o que significa a palavra que dá título ao post ?


CROWD - multidão

FUNDING - financiamento .






Isso : arrecadar fundos entre várias pessoas para adquirir algum bem . No popular : VAQUINHA .






E é através desse , digamos , sistema , que o Corinthians pretende repatriar o volante Cristian , atualmente no Fenerbahçe , Turquia .





Ideia inédita no Brasil , já foi usada algumas vezes em outros países para as mais diversas formas de consumo .





O jogador , através da internet , faz campanha para a adesão dos torcedores , e pede a colaboração de uma doação mínima de R$ 100 , 00 . A pedida de seu clube é de , aproximadamente 16 milhões de reais , a ser arrecadado até o dia 25 de janeiro .







Nada contra a iniciativa , até original e , se a torcida corintiana abraçar a ideia , é bem provável que consiga arrecadar a quantia estipulada , embora o tempo seja escasso .





A questão é a seguinte : Cristian vale tudo isso ?



O jogador foi vendido em 2009 por 7,5 milhões de euros , praticamente o mesmo valor pedido agora . Em dois anos , manteve seu valor de mercado , isto é , o clube turco não visa ao lucro na transação .






Mas esse valor , por um jogador mediano e sem prestígio no mercado internacional , não estaria superestimado ? Não estaria inflacionando mais uma vez o já inchado balcão de negócios brasileiro ?






Cristian , com esse valor agregado , sobe a um patamar irreal da bolsa de jogadores . É melhor que Paulinho , do próprio Corinthians , que Elias , que Arouca ? Então , porque colocar esse preço na transação ? Se os turcos pagaram esse valor para tirá-lo do Brasil , não necessariamente temos que igualar a loucura para repatriá-lo





A questão é : até quando vamos cometer tais loucuras financeiras ?



Entendo que o dinheiro não iria sangrar as finanças do clube paulista , mas o que critico é a aceitação de tal valor para dimensionar o passe do atleta . Qual o critério ?





Christian vale tudo isso ? E esse sistema , tem chance de vingar no Brasil ?