Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TITULARES OU RESERVAS ; EIS A QUESTÃO .

Vivemos a segunda semana do início da temporada de futebol . Os atletas ainda estão se recuperando fisicamente do período de descanso , tentando , uns , perder os quilinhos ganhos com o excesso nas festas de fim de ano , enquanto outros buscam recuperar o fôlego perdido nas longas noites de inacabadas baladas .





Na próxima semana começam os estaduais , tão contestados por seu nível sofrível e início no meio da preparação dos atletas , que ainda buscam o condicionamento físico ideal e não se encontram em nível de competição .






A Libertadores , o sonho de consumo de dez entre dez clubes brasileiros , está às portas e , para quem a disputa , é a prioridade máxima . Toda a preparação do primeiro semestre é voltada para a sua disputa .





Sendo assim , os principais clubes já definem o uso de times reservas para a disputa dos estaduais . Esvaziam uma competição que , por falta de maiores atrativos , já não seduz o torcedor como antes .





Eis aí a questão : até que ponto os clubes têm razão ao manter seus atletas principais em treinamento , enquanto seus reservas representam suas cores neste início de temporada ?





Alguns críticos são veementemente contra esse expediente , achando ser desrespeito à torcida o uso dos reservas . Defendem a ideia de que os times principais devem entrar em campo sempre , pois os jogadores ganham exatamente para isso , jogar .





Tal tese vai de encontro à preparação montada cientificamente para os elencos , visando à maratona de jogos enfrentada ao longo do ano. São muitas competições , além de convocações eventuais para as seleções principal e de base , sobrecarregando o corpo dos atletas e desfalcando os times com contusões que fatalmente ocorrerão .





Mesmo com elencos grandes , e eventualmente homogêneo , a insistência de alguns quanto ao uso dos times principais persiste . Argumentam que no futebol de antes os atletas eram submetidos à mesma maratona de jogos e não sentiam tanto o esforço .





Teimosamente esquecem que o contato físico não era tão intenso e a ocupação de espaços não era prioridade . O futebol era jogado com menos esforço . Hoje um atleta corre em , média , quase o dobro que há trinta anos .





É um assunto que pode e deve ser debatido . Você , lancenauta , o que acha ? Os clubes devem utilizar seus times principais sempre , em todos os jogos , ou , como faz a maioria , seguir um planejamento e utilizar reservas conforme a importância da competição ?




Com a palavra os amigos do  ¨NA COSTURA DA BOLA ¨.