Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 15 de janeiro de 2012

CEM ANOS DE FLA X FLU , O CLÁSSICO ETERNO .

No dia 09 de outubro de 1925 , ¨ O Jornal ¨ , diário carioca , publicava a convocação de um combinado de jogadores de dois times para defender o então Distrito Federal no Campeonato Brasileiro de Seleções ( título que acabou sendo conquistado com vitória de 3 x 2 sobre os paulistas na final ) .













Estava criada a expressão Fla X Flu , imortalizada mais tarde nas crônicas de Mario Filho , jornalista que dá nome ao Estádio do Maracanã , irmão do eterno Nelson Rodrigues .




Mario Filho denominou o encontro ¨ Clássico das Multidões ¨ , pois detém o recorde mundial de público em partidas de futebol ( 194.603 torcedores , na final do Campeonato Carioca de 1963 : 0 x 0 , Flamengo campeão ) .




Mas foi Nelson , seu irmão , quem eternizou o encontro , com suas crônicas-poesia , colocando seu amor ao futebol acima da paixão tricolor , rendendo loas ao rival quando vencia , agradecendo aos deuses o privilégio de presenciar partidas memoráveis , recheadas de craques de ambos os lados , fazendo do Maracanã o estádio mais colorido do mundo quando os times se enfrentavam .





O poeta travestido de jornalista , ciente da grandeza do clássico, pinçou de seu cérebro privilegiado a frase : ¨O Fla X Flu nasceu quarenta minutos antes do nada ¨ , tentando explicar a magia que envolve a junção de palavras que define o embate .




Os 303 jogos disputados até hoje , com 107 vitórias do Fla e 98 do Flu são detalhe diante da grandeza que o clássico atingiu no universo do futebol . Um jogo eterno não se mede pelo número de partidas disputadas , pois , a cada encontro a atmosfera se renova .




A mística que envolve o jogo diz que , normalmente , vence o que está em piores condições . A rivalidade diminui as chances dos favoritos e agiganta os pequenos , fazendo a camisa jogar . Isso é Fla X Flu .




Grandes jogos ficaram para a História , por motivos que , na maioria das vezes , transcendem as regras do futebol :




O Fla X Flu da Lagoa ( 2x2 , Flu campeão ) , em que o cartão-postal do Rio foi o principal componente ( o Flamengo atacava e os jogadores do Flu isolavam a bola para fora do estádio , que caía na Lagoa Rodrigo de Freitas e não voltava ) .




O gol de mão de mão de Wilton , em 68 , validado por Armando Marques ( 1x0 Flu , eu estava lá e vi a mão , o juiz não ) , comentado até hoje .




A ¨ Zicovardia ¨ , em 76 , 4x1 sobre a Máquina Tricolor , com três gols de Zico .




O jogo do Carrasco Assis , em 84 , confirmando um tricampeonato tricolor ( 83/84/85 ) e a hegemonia , na época , das três cores que traduzem tradição no Rio de Janeiro .




O gol de Nélio , de calcanhar , em 91 , aos 45 do segundo tempo , sacramentando uma vitória apertada por 2 x 1 para o Fla .




O gol de barriga de Renato Gaúcho , em 95 , que deu o título ao tricolor naquele ano , consagrando o marrento jogador como ¨Rei do Rio ¨ .




O ¨Fla X Flu da Poeira ¨, em 2004 , 4 x 3 para o Fla , em um dos jogos mais eletrizantes da História do clássico .




Os 5 x 3 , com três gols de Adriano Imperador , no Carioca de 2010 , virando um placar adverso de 3 x 1 , diante do maior público daquele campeonato .




E muitos outros jogos marcantes , inesquecíveis , que colaram na retina do torcedor . Qual o seu mais marcante , tricolor ? E o seu , rubro-negro ? E você , amante do futebol , tem algum que não esquece ?




São páginas de um livro escrito com gols , polêmicas , defesas espetaculares e atuações antológicas de craques que honraram as camisas de seus clubes e maravilharam a platéia que , com suas cores , faz um espetáculo à parte nas arquibancadas . Afinal , o Fla X Flu é o jogo da arquibancada mais colorida do mundo .




Desde o primeiro jogo entre ambos , em 07 de julho de 1912 , até hoje , o clássico mexe com a cidade e para o Rio de Janeiro . Seja qual for o campeonato , seja qual for a situação , independente da importância e da colocação dos clubes dentro da disputa .







Neste ano o Fla X Flu completa cem anos . Uma data que marca o clássico mais charmoso do futebol , marcando a consolidação de um jogo diferente , que se tornou maior que os outros e tão importante quanto os próprios clubes .





São cem anos de Fla x Flu . Cem anos de História . Cem anos de rivalidade .