Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MARIO JORGE , O LOBO ZAGALLO - 80 ANOS : O FUTEBOL AGRADECE








ZAGALLO...


O  pronunciar desse nome , para quem acompanha futebol , leva a uma reverência . Seu dono é , simplesmente , o recordista mundial de conquistas de Copas do Mundo .


 

 São quatro títulos , duas  como jogador , dentro de campo , informação valiosa para aqueles que só o vislumbram como técnico .


Sua contribuição para o futebol vem da época de jogador , logo no início da carreira . Jogando como ponta esquerda , aberto pelo setor , observou que , se fechasse para o meio quando seu time estivesse sem a bola , participaria mais do jogo . Estava inventado 4-3-3 ,  em plena época do 4---2-4 .


Voluntarioso , dono de excelente preparo físico , era o Formiguinha , ocupando todos os espaços entre as intermediárias .


Nilton Santos inventou o lateral-atacante , bisavô do ala . Zagallo lançou o ponta-recuado , introduzindo um novo esquema de jogo . Figuras assim , precursoras , já nasceram com a missão de revolucionar em suas áreas de atuação .


Enfileirar seus títulos seria tornar cansativa a narrativa de sua estória . Títulos são consequência de jornadas em que comandantes e comandados atingem o objetivo maior , um prêmio à dedicação e competência. 


Mas personagens como Zagallo ganham notoriedade por sua estória de vida  mais do que pelas conquistas , embora ele as tenha muitas .



Criticado ao longo da vida por seu defensivismo , montou aquele que é considerado por muitos o maior time de todos os tempos , a  seleção tricampeã de 70 , que , na essência praticava um futebol calcado em um esquema 4-2-4 , o mais ofensivo de todos.


Com a idade chegando , passou a ser chamado de Velho Lobo , por suas táticas traiçoeiras , onde times pseudo-defensivos detinham vez por outra os ataques mais positivos das competições . Onde a retranca ?


Contrariando as regras da vida , ganhou , com a velhice , um ar bonachão que o fez angariar simpatias . O aviãozinho contra a Africa do Sul , à beira do campo , em 1996 , na virada do Brasil ( 3x2 )  , ilustra bem essa nova fase .


¨Vocês vão ter que me engulir ¨ , frase lapidar proferida na Copa América  de 1997 ,  em momento de grande emoção , passou à História com exemplo de desabafo de um esportista que vê na camisa da seleção algo sagrado . As críticas feriam quem queria o título mais do que qualquer um . 


É esse personagem que faz 80 anos nesta semana . Mario Jorge , o Lobo Zagallo , exemplo de vida dedicada ao futebol nacional . O supersticioso Zagallo , o alagoano- carioca , o botafoguense-flamenguista ( essa revelação , da preferência , ele leva para o túmulo ) , o torcedor número um da seleção brasileira .


Parabéns , Zagallo , e vida longa . O futebol brasileiro agradece por seus serviços .