Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NO DIA 11/11/2011 UMA HOMENAGEM AOS PONTAS-ESQUERDAS DO FUTEBOL BRASILEIRO .

Hoje é uma data que os cabalistas , catastrofistas , tarólogos e afins adoram : 11/11/2011.




Os que tem como ídolo ( no qual me incluo ) um baixinho marrento e falastrão elegeram a data com Dia do Romário ( aí não me incluo ) .


Aproveitando a onda em função do dia , entramos na brincadeira e listamos alguns dos maiores camisa 11 da História do futebol brasileiro .


Alguns eu vi jogar , outros ouvi falar e , antes que me coloquem junto à lista de aniversariantes em que está Matusalém , me defendo dizendo que acompanho futebol desde os oito anos , portanto os mais antigos citados aqui , os vi em final de carreira , certo ? Então , vamos lá :


Vou colocar em ordem de preferência pessoal , seguindo os critérios de magia e encantamento que eles me proporcionaram ao vê-los em ação .



1 - JULIO CESAR ( URI GUELLER )







O maior ponta que vi jogar pela esquerda . Brincava com seus marcadores e conversava com eles enquanto os humilhava . Sem exagero , o Garrincha da camisa 11 .



2 - ZÉ SÉRGIO






Outro monstro . Velocidade impressionante e um domínio de bola sensacional . Fez história .



3 - PAULO CESAR CAJU






Vi-o em ação em 72 , com a camisa do Flamengo e nunca mais esqueci . Elegante , dentro e fora de campo , levava para os gramados a mesma postura que exibia nos salões de festa do mundo da sociedade .



4 - ROMÁRIO






Não era ponta , era artilheiro . Não driblava , fazia somente o que é objetivo no futebol : GOL . E mesmo assim encantava . O simples , em seus pés , era fenômeno . Gênio .



5 - EDU







Vi-o várias vezes pela tv , pelo Santos e já em final de carreira , pelo Nacional , em Manaus , indo aos estádios só para apreciar seus dribles . Gordinho , reconchudo , mas um monstro com a bola nos pés . Foi titular da seleção com dezesseis anos .



6 - MARIO SERGIO






Mario Sergio Pontes de Paiva , o Vesgo , assim chamado por ter inventado o drible de olhar para um lado e jogar a bola para o outro . Organizador de jogo , não driblava , mas sua categoria intimidava os adversários .



7 - JOÃOZINHO






Com a camisa azul do Cruzeiro se fez respeitar por seu futebol encantador . Marcou época no futebol brasileiro



8 - JOÃO PAULO






Santos e Flamengo foram privilegiados por poder contar com seus dribles no auge da carreira . Precursor dos Meninos da Vila .



9 - JOÃO PAULO






Alcançou o auge no Guarani , e estava em atividade até um dia desses . Impressionante velocidade e objetividade .



10 - SÁVIO






Cria do Flamengo , foi cedo para a Europa e por isso não foi tão valorizado no Brasil . Titular em todas as grandes equipes do Velho Continente das quais fez parte . Era diferenciado com a bola nos pés .



11 - NEYMAR






Hoje , 11/11/ 2011 , está na posição 11 da minha lista . Daqui a pouco , estará no topo das listas que se fizerem dos maiores da História do Futebol . É tudo aquilo de que se fala e será muito mais . O posto de Maior do Mundo está sendo ocupado por aqueles que estão guardando sua vaga . Quando ocupá-lo não o largará por muitos anos . Podem apostar .



Muitos usaram a camisa 11 ao longo da carreira , mas não ficaram famosos por envergá-la , como Rivelino , Robinho , Garrincha em 58 , Ronaldinho Gaúcho em 2006 . Por isso a omissão do nome deles .



E você , leitor , tem alguém de quem se recorda que não foi citado ? Deixe seu comentário .