Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 3 de abril de 2011

VEM AÍ MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA

Deu no LANCE! : CBF cogita fazer uma Liga, criando um novo Campeonato Nacional, paralelo ao Brasileiro. Esse torneio teria dezesseis clubes, os quinze fechados com a Globo e mais um convidado.




Esse novo campeonato não teria rebaixamento e seria transmitido pela  emissora oficial da CBF, claro, a Globo. Se o Clube dos Treze aceitar as transmissões da Nave-Mãe, a Liga substitui o campeonato atual, com  novas regras.




 Eis aí, pois, descoberta a  verdadeira  pretensão da TV Globo e seu sócio, Ricardo Teixeira : fazer o campeonato dos sonhos da emissora, sem rebaixamento, sem pontos corridos e com a volta do famigerado mata-mata que, na concepção mercantilista da tv, dá mais audiência.




Seria esse o melhor modelo para o nosso futebol ? Não seria um retrocesso, uma vez que já está provado que o sistema atual, ao longo do campeonato premia a equipe mais regular,portanto a melhor dentre todas as outras ?




Dentro das regras  do esporte,sim. O mundo todo adota o sistema de pontos corridos e, a partir de 2003, nosso futebol obteve a  tão perseguida credibilidade ao usar esse sistema. Com isso , conseguiu atrair patrocinadores que lhes dão respaldo financeiro para repatriar os grandes jogadores.




Mas a Globo não está interessada no fortalecimento dos clubes. Para ela, quanto mais pobres, sem poder de barganha, mais fácil sobrepujá-los. Ela não se satisfaz em comprar o produto FUTEBOL, ela quer ser DONA dele. E para isso conta com as cumplicidade do manda-chuva da CBF, o cara que deveria zelar pela saúde financeira dos filiados, mas trama o tempo todo pela derrocada deles, para desvalorizar aquilo que sua sócia quer de mão beijada.




A Globo pensa a longo prazo. Sua estratégia visa a um só objetivo :  ter total controle sobre horários, que já tem, e regras. Vamos ver o dia em que ela vai definir o formato dos campeonatos, como faz com as novelas e toda a programação. Futebol, para seus administradores, é um programa como outro qualquer, um veículo para alavancar a audiência. Só isso.




Nossos dirigentes estão perdendo a grande oportunidade de confrontar tal objetivo. As demais emissoras também  já vislumbraram o pote de ouro no fim do arco-íris, mas aqueles que devem usufruir dele ainda não se deram conta do momento promissor para assumir a rédea de produto tão valioso. Preferem se digladiar numa briga de egos, perdendo a unidade de objetivos tão propalada, mas nunca colocada em prática.




Comecemos a nos acostumar com aquilo que a verdadeira dona do futebol brasileiro se dispuser a fazer. A incompetência de nossos dirigentes está nos levando a isso. Pobres de nós... e do nosso futebol.