Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AS ARMADILHAS DO ATALHO


Nesta quarta-feira começa a Copa Sulamericana . Daqui até dezembro , quem for pulando de fase terá dez jogos até a decisão , dia sete de dezembro , portanto , quatro dias após a última rodada do Campeonato Brasileiro .



Para todos os times brasileiros envolvidos ,  é a caminhada  mais  fácil , o caminho menos tortuoso até a Libertadores , já que  o campeão da competição ganha uma vaga no torneio continental , e os times sulamericanos envolvidos na disputa são do segundo escalão de seus países , portanto , teoricamente menos gabaritados .



A cultura do futebol brasileiro coloca essa vaga para a Copa Libertadores como prioritária nas pretensões dos times que disputam os campeonatos que levam a ela .



Vencer a Copa do Brasil , por exemplo , não entusiasma tanto pelo título nacional conquistado , com direito a ostentar o escudinho da CBF no peito . A conquista garante a tão cobiçada vaga , e tira dos ombros de diretores e atletas a responsabilidade de título na disputa de nosso mais gabaritado campeonato , o Brasileiro .



E no próprio Brasileiro , a opinião de quem o disputa , mostrada em entrevistas no início e desenrolar dele , é a de que se manter no famoso G-4 é primordial , pois a luta pelo direito de enfrentar os ¨hermanos ¨  no ano seguinte é o combustível para as vitórias .

Impressionante , pouco se vê alguém falando em conquistar o título máximo de nosso futebol . Fica em segundo plano .

  Trazendo esse quadro para o momento atual do nosso campeonato , essa nova disputa vai prejudicar alguns clubes que disputam cabeça com cabeça as primeiras colocações do Brasileirão 2011. Notadamente o  Flamengo , que terá que abrir frente em dois campos , sem ter elenco tão gabaritado para isso .



Daqui até dezembro , pelo menos em uma semana do mês o Flamengo vai ter que enfrentar jogos no meio de semana , causando desgaste nos atletas e aumentando o risco de contusões .

Devemos priorizar alguma competição ? Minha opinião é NÃO .  Nosso primeiro adversário ,  ocupante atual das últimas colocações do Brasileiro , anuncia que vai jogar com o time reserva , guardando forças para o final de semana , buscando sair da zona da degola .

Problema dele . O Flamengo deve encarar essa competição como a oportunidade de conquistar mais um título sulamericano , e abrir portas para as disputas da Recopa , com o campeão da Libertadores , e a Copa Suruga , contra o campeão japonês , em 2012 . Dinheiro , prestígio , divulgação , marketing .  São dividendos que não se podem desprezar .


A vaga na Libertadores 2012 ? Bônus , perto dos ganhos indiretos provenientes dessa conquista .


Nosso time  é muito forte , está provando isso com a colocação que ostenta , mas não tem substitutos à altura dos titulares . As peças-chave , aliás , não teriam essa reposição em nenhum clube do Brasil . Quem estaria em condições de manter o nível ao substituir um Thiago Neves , um Leonardo Moura , um Willians . Ou Felipe , ou Ronaldinho Gaúcho ?

Difícil . E alguns deles já mostram sinais de desgaste . Thiago Neves , depois do jogo contra o Santos , não consegue manter o nível a que está acostumado . Cansaço. Willians e Renato Abreu terminam os jogos extenuados e caem de produção na segunda etapa .


Com resolver o problema ? Com a palavra   Antônio Mello , nosso preparador físico , o ¨culpado¨ por essa situação .


 Afinal , o time da Gávea é o que menos sofre com as ausências de atletas por contusão . A pré-temporada rende frutos . O time adquiriu padrão e entrosamento porque troca pouco sua espinha dorsal .  


 Luxemburgo deve encontrar respostas para estas questões .

 Poupar jogadores e priorizar competição é colocar os ovos todos em uma cesta só , e isso é contraproducente . Luxa sabe disso . Então , que possamos atacar as duas competições com seriedade e ambição , com a mesma atitude adotada até agora : seriedade e comprometimento .


A comissão técnica é competente o suficiente para achar as soluções .


A Copa Sulamericana é o atalho para a Libertadores , mas não pode atrapalhar a campanha maravilhosa do Campeonato Brasileiro .E também não pode ser desprezada .


Trilhar o atalho . Sem ser pego de surpresa por suas armadilhas .

Vamo Flamengo !!!!!