Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A RELAÇÃO ENTRE IMPRENSA E TÉCNICOS DE FUTEBOL . O FUTEBOL MUDOU ? OU FOI A IMPRENSA ?

Certa vez , perguntado como seu time , o Palmeiras , ia jogar , Osvaldo Brandão , um dos maiores técnicos de futebol de todos os tempos , respondeu :



¨Como sempre : calção branco , meias brancas , camisa verde e  ¨xanca ¨  ( chuteiras ).

João Saldanha , treinador e jornalista , quando no comando da seleção brasileira , perguntado se tinha gostado  do gramado do Beira-Rio , falou :



¨ Não sei . Ainda não provei . ¨

Questionado , em entrevista , se aprovaria a contratação de um jogador , famoso pela frequência em noitadas e fama de indisciplinado  , soltou a pérola :



¨Não quero jogador para casar com minha filha , e sim para resolver dentro de campo . ¨

Dois exemplos clássicos de como o ambiente do  futebol era visto e apresentado de forma diferente , lá pelos idos da década de sessenta.



Aqueles eram tempos em que a irreverência frequentava conversas , entrevistas ...talvez fosse reflexo do que se via dentro de campo .



Eram os tempos do futebol romântico , de craques ( craques!!! ) aos montes , em todos os times .



O futebol ainda deixava espaço para respostas espirituosas nas entrevistas ( que não eram coletivas , após os jogos , e não havia a obrigatoriedade dos ¨banners ¨ ao fundo ) . Sua porção lúdica permitia isso .



Os técnicos , assim como os jogadores , se permitiam suavizar o ambiente pré e pós- jogo com declarações leves , cômicas até .



Hoje ... será que mudou alguma coisa ?

Na última Copa , tivemos o exemplo acabado de uma nova postura em relação ao comportamento dessas celebridades em frente às câmeras e microfones .



Nosso Dunga exibiu ao mundo seu arsenal de grosserias e má educação , cobrindo-nos de vergonha  e criando uma atmosfera bélica entre ele e  a imprensa  brasileira .



Felipão , o representante maior das boas relações treinador-imprensa , a cada jogo do seu Palmeiras reedita o amigo com nome de anão , fazendo uso de sua  ¨educação privilegiada ¨.



Muricy Ramalho é outro exemplo de polidez diante dos microfones . Um ¨gentleman ¨.



Esse ambiente tenso na atualidade  seria reflexo da pressão que sofrem os técnicos , responsáveis por fazer render os times cujos jogadores ganham e fazem seus clubes ganharem milhões ?



Ou tão somente uma amostra do que  cada um dos ¨professores ¨  traz na bagagem cultural ?

Seria essa relação , quase sempre  inamistosa , gerada pela mesmice das perguntas dos profissionais dos microfones ?



Raí , certa vez , tocou na ferida .

Perguntaram por que os jogadores têm sempre as mesmas respostas .



Ele respondeu : ¨Porque os repórteres fazem sempre as mesmas perguntas... ¨

 Será que mudou  a relação dos técnicos de futebol  com a imprensa ?



A imprensa mudou ?




Ou foi o futebol e , consequentemente , a visão que se tem dele que mudou ?


Vocês decidem...