Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 12 de junho de 2011

O FUTEBOL BRASILEIRO MORREU ?


Reportagem de revista inglesa, edição de junho,  veiculada pelo Lance! , expõe a opinião da crítica internacional a respeito do momento do nosso futebol.




A ¨Four Four Two ¨ é uma das mais respeitadas publicações de futebol do mundo, e sua reportagens repercutem no meio futebolísticos. A capa deste mês é ilustrada com um escudo da CBF com a sigla trocada. As iniciais RIP no escudo significam ¨descanse em paz¨ no idioma em que é publicada originalmente, numa alusão à morte do nosso futebol.

 


O conteúdo da reportagem, aborda dois temas principais, entre outros de menor repercussão : a ausência de jogadores brasileiros de destaque no futebol mundial e os atrasos na preparação para Copa de 2014.




Um dos parágrafos diz o seguinte: ¨O futebol é feio, a Copa do Mundo de 2014 está em caos, eles não têm astros, seus melhores jogadores são defensores ¨.




Complementam ainda que desde 2007 um brasileiro não fica entre os três finalistas do prêmio de melhor do mundo escolhido pela FIFA. Citam também que, atualmente, na Europa, os brasileiros são coadjuvantes dos principais times e que, quando se destacam, são defensores, casos de Thiago Silva e Daniel Alves.




Alguns de nossos analistas emitiram opinião sobre a reportagem. Uns discordam, outros concordam em parte, achando exagerada a opinião da revista, e outros concordam com a decadência do nosso futebol, o que reflete na perda de prestígio de nossos atletas no Velho Mundo, atualmente.





O tema é recorrente, haja vista a pouca importância que é dada ao nosso futebol nos dias de hoje. Antes tratados com semi-deuses, e contratados por cifras fora da realidade, nossos atletas perderam prestígio, e já não fazem o mercado externo cometer loucuras por seus concursos. Pouco profissionalismo, falta de comprometimento, acarretando produtividade aquém  da expectativa, são fatores que podem de imediato explicar a perda de valor de mercado.





Outro fator que pode ser levado em consideração é o aparecimento, nos últimos anos, dos mercados do Leste Europeu e asiático, que levam nossos atletas para aventuras fora do eixo de visibilidade, fazendo-os conviver com o esquecimento da mídia, pagando o preço do lucro fácil obtido com o dinheiro dos petrodólares e rublos, sabe-se lá como, hoje bem valorizado dentro do futebol. 




Outra tendência curiosa, já observada em pesquisa recente, abordada em post aqui neste espaço, é que os atuais destaques brasileiros na Europa são  defensores, como David Luis, Thiago Silva e Daniel Alves. O antes cultuado mercado de valores que primavam pela ofensividade e   jogo bonito visando ao gol, hoje produz atletas que se destacam no ofício de evitar o objetivo maior do esporte.





Outro aspecto que faz o nosso futebol ser olhado agora com menos reverência é a corrupção que nos encharca de vergonha e nos diminui diante do mundo da bola. Querendo ou não, a figura de Ricardo Teixeira, com suas trapaças, achaques, chantagens e afins, desmoraliza a imagem do futebol brasileiro e, consequentemente, desvaloriza o produto antes colocado como o melhor do mundo.




A tragédia anunciada da vergonha que vai ser uma Copa do Mundo do improviso, colabora para depreciar a visão que os analistas internacionais fazem do futebol tupiniquim. Resultado : má vontade ao analisar no varejo um panorama tão negativo no atacado.




Seria isso o que faz nossos atletas, antes endeusados, estar sendo julgados com tantas reservas ?

Estaria o futebol brasileiro em decadência, realmente ?

O nosso amado esporte bretão está em coma ?

O futebol brasileiro morreu ?

Opinem.