Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











sexta-feira, 15 de maio de 2015

A CULPA É DA CAMISA DEZ?

Maio de 2015. Metade do mês. Mas poderíamos estar falando sobre o assunto em 2010. Ou 2012. Ano passado. É notícia de jornal velho, tecla já gasta de tanto que se toca nela. Falamos sobre o camisa 10 do Flamengo.






Quem acompanha futebol e, principalmente o torcedor do  rubro-negro carioca, já deve estar cansado de tanta especulação sobre o assunto. Todo ano é a mesma ladainha. E nada se resolve. Esse ano até deixaram a camisa separada, esperando uma possível contratação. Que não veio, até agora.







Várias tentativas, nomes em profusão: Diego Souza, Montillo, Diego ex-Santos, Jadson,  Robinho... Vários nomes do mercado sul-americano, alguns que nunca jogaram na posição, enfeitaram as capas de jornal, sem que nenhuma dessas capas se materializasse e ultrapassasse os portões da Gávea.





E a notícia velha continua rendendo capa de jornal. A diretoria alimenta isso, divulgando que a procura não para, apesar da retração do mercado e escassez do produto. Luta inglória, principalmente pela nova postura adotada, de não abrir os cofres irresponsavelmente, atitude criticada pela grande massa de torcedores, aqueles que colocam conquistas à frente da saúde financeira da instituição.





Mas a luta é inglória, por um simples motivo: onde está o camisa 10? Aquele que  ¨ pensa ¨ o jogo, distribui, cadencia ou acelera conforme a necessidade do time, decide em um passe ou jogada individual. Tem algum por aí?






Dos vinte clubes da principal divisão do futebol brasileiro, podemos contar nos dedos os jogadores com essas características, e assim mesmo alguns deles não rendem à altura do nome que possuem. Basta dar uma passada nos elencos e só poderemos citar DÁlessandro, Ganso, Lucas Lima, Douglas (reserva no Grêmio)... Mais algum? Talves Wagner, do Flu, Pois é.






Se não há a possibilidade imediata de contratação, devido à conjunção dos fatores escassez/dificuldade financeira, resta somente fazer como os times que rendem sem esse elemento entre seus jogadores que vão a campo. Basta pegar o exemplo de Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Palmeiras... Esses não têm o 10, mas adotam postura tática que faz o time render sem a característica de centralização de organização em um único jogador. O caminho é esse...






Até agora é treino, Atibaia, treino, especulação, pré-temporada (duas), tentativas frustradas e nada de o time render em campo. Maio... Quase a metade da temporada e o time não convence, não mostra padrão de jogo. E a culpa é da camisa dez que continua encostada fora de campo.





Já deu... Pegue seus ovos,  ¨profexô ¨ , trate de fazer logo um omelete pelo menos palatável. Como falei no último post, está na hora de assumir essa responsabilidade. Afinal, a pobre da camisa dez já está cansada de ser a responsável por uma campanha tão fraca.


 Acorda!!!!!!!!!!!!!!!!!