Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UM TIME DE SONHO COMEMORA A CONQUISTA . FAZ TRINTA ANOS ¨A ALEGRIA DE SER RUBRO-NEGRO ¨.

Raul ; Leandro , Mozer , Marinho e Junior ; Andrade , Adilio e Zico ; Tita , Nunes e Lico .




Esse poderia ser o texto do post de hoje , em homenagem aos trinta anos da maior conquista do maior time formado pelo Flamengo ao longo de sua História .



Basta citar esses onze jogadores , assim , nessa ordem ... e ponto final . Assunto encerrado .
Falar o quê ?
Não existem palavras para traduzir o que esses onze jogadores faziam em campo quando se reuniam dentro do gramado . Nada do que se escreva poderá satisfazer a curiosidade daqueles que não tiveram a felicidade de presenciar um Maracanã lotado para vê-los em ação .



Você , que não vivenciou aquela época , acreditaria que torcedores vascaínos , tricolores e botafoguenses , amantes do futebol bem jogado , ocupavam lugares na geral para ver esses caras jogarem ?



Alguns deles , até hoje confessam . E sem nenhum sentimento de traição ao time de coração .
A rivalidade era a mesma , em escala de violência menor , mas a magia transportava os torcedores para o palco que se montava nos campos de futebol para que esses jogadores desfilassem sua técnica .


Cada jogo era um recital .


Qual time poderia reunir , ao mesmo tempo , dois laterais tão refinados quanto Leandro e Junior ?


Qual time poderia ter um goleiro louro de camisa amarela que amarelava os atacantes com sua frieza ? Com sua liderança dentro da área e do vestiário ?   Com sua experiência e categoria ?


Um zagueiro como Mozer , cuja categoria fazia seu companheiro , Marinho , se agigantar a ponto de se tornar também ele um beque de respeito ?


E o meio-de - campo ?

Andrade , Adilio e Zico...


Jovens , vocês não viram Adilio . Vocês não viram Andrade...
Como explicar o que Adilio fazia com a bola nos pés ? Qual parâmetro usar ? Quem citar , do futebol atual , para explicar aquele neguinho arisco , malabarista , e altamente eficiente com a bola nos pés , deslizando pelo lado esquerdo do gramado ?


Andrade... Se pudesse , entrava em campo de fraque e cartola . Vestido como um simples jogador era mais um em campo . Mas quando a bola rolava , sua imponência , elegância e altivez faziam a bola , teimosa , se recusar a seguir outros destinos que não os seus pés .







 Se pudesse , ela ficaria ali , na meia-lua da área , tal qual o cão que se deita aos pés de seu dono . Submissa ... subalterna... sua bola .
Zico. Arthur Antunes Coimbra .



Alguém aí conhece algum Artur , com idade entre trinta e trinta e cinco anos ? Adivinha porque foi batizado assim ? Homenagem de pais agradecidos a Deus por viverem na mesma época que o Galo.


De Quintino . Do mundo . Que ficou a seus pés no Japão . E em cada campo onde ele pudesse dar suas arrancadas em linha reta , em direção à área adversária , parando somente na rede .


Arthur Antunes Coimbra . Zico .


Esse vocês conhecem pelo menos de nome . Sua História é contada em cada canto onde se discuta futebol .
Tita , Nunes e Lico .


Ataque . Atacantes . Meias . Laterais . Pontas . Polivalentes .
Qual era o esquema de jogo do Flamengo ? Alguém sabe responder essa pergunta ?


Tita e Lico eram jogadores que complementavam aquilo que os craques faziam . Corriam por eles . Porque Zico , Adilio , Leandro , Junior , Andrade não corriam . Flutuavam .


Nunes era a ponta da lança que fustigava os que se atreviam  a enfrentar aquele time .






 João Danado , o herói do primeiro campeonato brasileiro conquistado . O herói do Mundial do Japão . O representante da arquibancada dentro de campo .


Um amigo , blogueiro , tricolor , prestou homenagem ao aniversário do título mundial citando seu pai , flamenguista .
Disse que o ¨velho¨ tinha , naquela época , um Barcelona para torcer .


Talvez tenha tido extrema felicidade ao utilizar a comparação .
Peço licença ao amigo Roberto por usar seu post para explicar aos jovens de hoje o que era aquele time .

Sem querer comparar , aquele time era endeusado por todos , rubro-negros ou não , assim como o Barcelona o é hoje .
Jovens , a maior conquista daquele time está fazendo trinta anos . E até hoje não se viu time como aquele .


E talvez nunca mais se veja...



Parabéns Flamengo ... Trinta anos de uma conquista histórica .