Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 13 de fevereiro de 2011

A HOMENAGEM A CARLINHOS, O VIOLINO

A Nação está em festa. A Diretoria do Clube de Regatas do Flamengo, em tributo a um de seus maiores símbolos, dentro e fora do campo, inaugurou neste sábado  busto e praça em sua sede em homenagem a CARLINHOS, ex-jogador e técnico do Mais Querido do Brasil.


Luis Carlos Nunes da Silva, nascido em  dezenove de novembro de 1937, dedicou 21 anos de sua vida a suar dentro de campo o Manto Sagrado, entre 1958 e 1969.

Sua colocação dentro de campo, jogando com extrema elegância e categoria, lhe valeu o apelido de Violino. A disciplina, materializada em gestos educados, voz pausada, quase inaudível, marca registrada fora das quatro linhas, também era exteriorizada no gramado, postura que lhe valeu o troféu  Belfort Duarte, que contemplava os jogadores mais disciplinados.



Embora tenha se destacado com um dos maiores jogadores de meio de campo à época, foi convocado apenas uma vez para a Seleção Brasileira, em 1964, para um amistoso contra Portugal. Em 1962, na convocação para a Copa, foi preterido por Zequinha, do Palmeiras, para a reserva de Zito. Era, então,  um dos destaques do futebol brasileiro.

Como jogador, disputou 517 jogos, tendo marcado 23 gols e conquistado quatro títulos ( Torneio Início-59 Rio-São Paulo-61 e Campeonatos Cariocas-63 e 75.)




 Despediu-se dos gramados em 1970 e, repetindo o gesto de 1954, quando recebeu as chuteiras de Biguá, entregou as sua a um jovem promissor que despontava nas categorias inferiores : Arthur Antunes Coimbra,  Zico.



Como treinador, esteve à frente do seu time de coração por sete vezes, entre 1983 e 2000,   tendo conquistado  oito títulos, sendo os mais relevantes os Brasileiros de 1987 e 1992. Sempre que o time entrava em crise Carlinhos era chamado para resolver.

Hoje o Violino está afastado das atividades ligadas ao campo de jogo, mas é visto na Gávea  quase que diariamente, respirando os ares da sede social, oxigênio que parece ser vital para a sua sobrevivência.

Parabéns à diretoria do Flamengo, à frente  a presidente Patricia Amorim, que presta essa homenagem a um dos grandes rubro-negros da História do Clube de Regatas do Flamengo, cuja passagem fica marcada para sempre na figura materializada no busto e na praça.



Que as gerações, atual e futura, possam sentar naqueles bancos, vislumbrar aquele busto e ter certeza de que estarão diante de uma figura que passou a vida inteira trabalhando com o objetivo de ver o nome Flamengo no lugar que ele merece.



Que a carreira e história de vida do cidadão  LUIS CARLOS NUNES DA SILVA nos sirva de exemplo e inspire aqueles que iniciam o sonho de vencer como jogador de futebol