Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quarta-feira, 22 de junho de 2011

A CARRUAGEM VAI MESMO VIRAR ABÓBORA ?

No início de maio, baseado em notícias sobre a mudança dos horários de treinamento do Flamengo, escrevi um post neste espaço  cujo tema fora emprestado de uma fábula infantil.


Perguntava : ¨A carruagem vai virar abóbora ? ¨. Falava sobre as noitadas de Ronaldinho Gaúcho e seu rendimento apenas regular dentro de campo, o que levou Luxemburgo a programar treinos também na parte da manhã, buscando diminuir o período notívago do principal jogador do elenco.


Quarenta dias se passaram. Os treinos matinais continuam fazendo parte da programação. A programação no Ninho do Urubu permite que os atletas cumpram suas  atividades em dois períodos, com intervalo para refeições e descanso.


Mas as atividades de terceiro período  daquele que é considerado o carro-chefe da companhia continuam, e, ao que parece, se fizeram mais constantes.


Na última semana as aparições de Ronaldinho Gaúcho na noite carioca aumentaram, e produziram combustível suficiente para gerar repercussões que preencheram os principais espaços nas páginas de jornais, esportivos ou não do Rio e, por tabela, do país.

 

Em curva inversamente proporcional à sua performance na noite, seu desempenho dentro de campo, que já era somente regular, caiu vertiginosamente.


A título ilustrativo, colocamos alguns números para que se veja com mais clareza o declínio técnico do jogador :
O jornal Lance! deu as seguintes notas a Ronaldinho Gaúcho nos cinco primeiros jogos do Campeonato Brasileiro : 8,5 ; 6,5 ; 7,0 ; 4,5 ; 4,0.


Em alguns fundamentos seu desempenho é sofrível. Entre todos os jogadores do  Brasileirão, é o 35° em cruzamentos certos ( 3 ) , 21° em dribles certos ( 10 ) , 42° em passes certos ( 148 )  e o 34° em posse de bola ( 6' 58¨) , conforme levantamento do jornal Extra.


Tais números somente materializam o que todos veem a cada rodada. O futebol do Dentuço desaparece a cada jogo, sua queda é vertiginosa.


Ronaldinho Gaúcho é exemplo de profissionalismo no dia a dia da Gávea. Chega sempre no horário previsto, participa de todas as atividades, acata todas as determinações, se coloca à disposição para qualquer intervenção extra-campo, como entrevistas, visitas, aparições midiáticas. Mas, assim que é liberado, ao término do expediente, extrapola e exige além do limite sua ferramenta de trabalho : seu corpo.


Noites de sono perdidas madrugada adentro não permitem que sua dedicação nos treinamentos se materialize em campo. Ter índice de gordura no nível ideal, massa corpórea compatível com sua altura e outras medidas exigidas para o bom desempenho como atleta simplesmente não podem ser aproveitadas durante as partidas porque são comprometidas por noites mal dormidas ( no caso, não dormidas ). Qualquer peladeiro de fim de semana passa por isso.


O Flamengo tinha ( ainda tem ? ) planos para Ronaldinho. Marketing, patrocínio, venda de camisa dependem  primordialmente de sua atuação dentro de campo para que se transformem em realidade. O patrocínio master se arrasta há meses para que se concretize, e até o momento o que se vê é uma briga de foice pela obtenção de verbas mais significativas que possam fazer frente às despesas atuais e futuras.


O sonho de consumo de dez entre dez rubro-negros é Vágner Love. Mas, sem um suporte financeiro sólido e garantido, a proposta pelo jogador não pode atingir patamares próximos ao que o clube detentor de seus direitos exige. Se o patrocínio pretendido estivesse sacramentado talvez a estória fosse outra.


Mas quem, hoje, estaria disposto a investir em um produto com a imagem tão arranhada ? Quanto vale Ronaldinho ? Tem apelo popular ? Alavancaria vendas ? Quem estaria disposto a atrelar a imagem de seu produto a um jogador que só repercute notícias ruins ? Um atleta que sabidamente não cuida de seu maior patrimônio, seu corpo ? O que Ronaldinho Gaúcho venderia hoje, jogando o que não anda jogando ?


Sem patrocínio, sem Vágner Love, sem Alex Silva, sem André. Sem dinheiro.

 

Sem o futebol de Ronaldinho, sem vitórias, sem campanha digna, sem pretensões. 
Ronaldinho estaria dando o retorno esperado ? Estaria sendo bom para o Flamengo ? Já não estaria passando da hora de Luxemburgo passar a tratá-lo como um atleta do elenco que não está rendendo o suficiente para ser titular e expor isso a ele ? E Patricia Amorim, vai ficar omissa nesse caso ?


Ronaldinho pode estar sendo um tiro no pé. Foi, naquele momento, um investimento acertado. Não se pode culpar o clube, que agiu certo investindo em um jogador de forte apelo popular e futebol ainda efetivo. A diretoria agiu certo.


Mas Ronaldinho tem que dar retorno. E já. Ou então, que seja tratado como os demais.


 O relógio se aproxima das doze badaladas. Algo tem que ser feito antes que, definitivamente, minha preocupação vire realidade e a carruagem se transforme em abóbora.