Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quarta-feira, 18 de abril de 2012

TORCIDA ÚNICA NOS ESTÁDIOS . SOLUÇÃO ?

O torcedor chega em casa triste , cabisbaixo após a derrota do seu time , passa a chave na porta , abre e dá de cara com a cena trágica :






A mulher , em trajes íntimos , no sofá, com o vizinho . E , cúmulo do azar , torcedor do time que acabara de golear o seu .






Ante a surpresa , o torcedor , atônito , jura vingança . No dia seguinte , logo cedo , toma atitude drástica : VENDE O SOFÁ !






O sofá ... Ele o responsável pelo deslize da cara-metade .


Estorinha infame contada para ilustrar

, por analogia , a ideia das federações de Pernambuco e Goiás , para conter a violência das torcidas nos estádios , em vista dos últimos acontecimentos , com mortes em confronto de torcidas organizadas .








Domingo um menino de quatorze anos , torcedor do Goiás , foi alvejado dentro de um`ônibus , por dois assassinos em uma moto , a três quilômetros do estádio , aonde ia assistir ao jogo Aparecidense X Goiás ( existe rivalidade entre esses times ? ).







No domingo anterior , um outro torcedor do Goiás foi assassinado na véspera do clássico contra o Vila Nova . Longe do estádio .







As mortes se sucedem , atingindo , conforme levantamento do L! , 155 desde 1988 , quando começaram a gerar notícia ( com a morte do final de semana o número subui para 156 ) . Portanto há 24 anos , tempo suficiente para que atitudes fossem tomadas para reprimir tais incidências .






Dessas mortes , 66 , 42 % , ocorreram em dias que NÂO havia jogos . E somente OITO , 5% , foram dentro de estádios .








Diante desses números , por que então a ideia de se fazer jogos com uma só torcida nos estádios ? Se os conflitos ocorrem longe das praças de esporte , quase metade das ocorrências acontecem quando não há jogos e apenas 5% das mortes foram no dentro do local dos confrontos , comprovando que , para esses ¨ torcedores ¨ , o futebol é apenas detalhe ?





Números que conprovam a ineficiência dos órgãos que deviam zelar pela segurança dos verdadeiros torcedores , aqueles que saem de casa para assistir às partidas , torcer pelos seus clubes .






Por que torcida única , autoridades , se os encontros promovidos pelos gladiadores , marcados pela internet ( sabiam ? ) , são realizados longe , bem longe dos estádios ? Tendo ou não jogo no dia ?






Promover partidas de futebol com torcida única é atitude simplista , de quem se sente incapaz de atacar o problema da violência entre torcidas . 










Incapaz de encarar de frente , de sair da letargia e do discurso vazio para agir , agir para impedir que mais mães chorem pelo filho que não voltou do estádio .







É vender o sofá , em vez de tomar atitude de homem ferido em sua honra .