Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 3 de abril de 2011

VEM AÍ MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA

Deu no LANCE! : CBF cogita fazer uma Liga, criando um novo Campeonato Nacional, paralelo ao Brasileiro. Esse torneio teria dezesseis clubes, os quinze fechados com a Globo e mais um convidado.




Esse novo campeonato não teria rebaixamento e seria transmitido pela  emissora oficial da CBF, claro, a Globo. Se o Clube dos Treze aceitar as transmissões da Nave-Mãe, a Liga substitui o campeonato atual, com  novas regras.




 Eis aí, pois, descoberta a  verdadeira  pretensão da TV Globo e seu sócio, Ricardo Teixeira : fazer o campeonato dos sonhos da emissora, sem rebaixamento, sem pontos corridos e com a volta do famigerado mata-mata que, na concepção mercantilista da tv, dá mais audiência.




Seria esse o melhor modelo para o nosso futebol ? Não seria um retrocesso, uma vez que já está provado que o sistema atual, ao longo do campeonato premia a equipe mais regular,portanto a melhor dentre todas as outras ?




Dentro das regras  do esporte,sim. O mundo todo adota o sistema de pontos corridos e, a partir de 2003, nosso futebol obteve a  tão perseguida credibilidade ao usar esse sistema. Com isso , conseguiu atrair patrocinadores que lhes dão respaldo financeiro para repatriar os grandes jogadores.




Mas a Globo não está interessada no fortalecimento dos clubes. Para ela, quanto mais pobres, sem poder de barganha, mais fácil sobrepujá-los. Ela não se satisfaz em comprar o produto FUTEBOL, ela quer ser DONA dele. E para isso conta com as cumplicidade do manda-chuva da CBF, o cara que deveria zelar pela saúde financeira dos filiados, mas trama o tempo todo pela derrocada deles, para desvalorizar aquilo que sua sócia quer de mão beijada.




A Globo pensa a longo prazo. Sua estratégia visa a um só objetivo :  ter total controle sobre horários, que já tem, e regras. Vamos ver o dia em que ela vai definir o formato dos campeonatos, como faz com as novelas e toda a programação. Futebol, para seus administradores, é um programa como outro qualquer, um veículo para alavancar a audiência. Só isso.




Nossos dirigentes estão perdendo a grande oportunidade de confrontar tal objetivo. As demais emissoras também  já vislumbraram o pote de ouro no fim do arco-íris, mas aqueles que devem usufruir dele ainda não se deram conta do momento promissor para assumir a rédea de produto tão valioso. Preferem se digladiar numa briga de egos, perdendo a unidade de objetivos tão propalada, mas nunca colocada em prática.




Comecemos a nos acostumar com aquilo que a verdadeira dona do futebol brasileiro se dispuser a fazer. A incompetência de nossos dirigentes está nos levando a isso. Pobres de nós... e do nosso futebol.


Um comentário:

  1. José Luiz Bariani - Jaboticabal - SP5 de abril de 2011 às 14:05

    Nada que tenha origem no Jardim Botânico ou no prédio da Barra, merece ser digno de comentário. Só de olhar as fotos das pessoas que comandam essas instituições, sinto náuseas...

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!