Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











quarta-feira, 29 de junho de 2011

QUEM FOI O ARTILHEIRO DO FLAMENGO DA ÚLTIMA DÉCADA ? VOCÊ SABE ?

´Bem, amigos, hoje não vou falar de assuntos que pipocaram  na imprensa nos últimos dias. Nem da vitória sobre o Atlético- MG , goleada que se fez  hastear na Gávea a bandeira branca , não da paz , mas da tranquilidade , da trégua , pelo menos até o próximo jogo.


Vou abordar uma notícia que, divulgada às vésperas do jogo com o Botafogo, não repercutiu como devia , em virtude do ambiente conturbado daquela semana , de pontos perdidos como as noites de sono  de Ronaldinho Gaúcho em terras de São Nunca.


 E começo o assunto com uma pergunta , cuja resposta é o personagem do tema.



Sabem  quem foi o artilheiro do Flamengo na última década , a primeira  década dos anos dois mil ?  Quem não costuma acompanhar  o noticiário esportivo arrisca um palpite ? Quem seria ? Petkovic , com seus gols de bola parada  ? Adriano , que , como goleador maior do campeonato ,  colaborou sobremaneira para o título inesquecível do Brasileirão 2009 ?  Obina , melhor  que Etoo ?  Edilson , que fez duas temporadas recheadas de gols e títulos ? Vágner Love , a maior média de gols dos últimos tempos ?


Amigos, nenhum desses , e se me perguntassem antes de eu tomar conhecimento erraria feio. O goleador da década  foi RENATO ABREU . Sim , um meia , quase volante , que se sobressai nas bolas paradas usando um canhão no pé esquerdo que vence distâncias anormais para alcançar as redes adversárias.



Carlos RENATO de ABREU , 33 anos , completados no último dia 9 deste mês de junho , que  iniciou  sua carreira no Marcílio Dias , de Santa Catarina , mas que  começou a chamar a atenção para seu futebol voluntarioso jogando pelo Guarani de Campinas.


Foi contratado pelo Corinthians e, depois de quatro anos e três títulos , desembarcou na Gávea. Missão : livrar o time do rebaixamento. Seus chutes potentes fizeram com que o objetivo fosse alcançado. Tornou-se  o principal jogador do elenco  e o artilheiro da equipe no ano. Foi considerado , junto com Joel Santana , o responsável por salvar o Mais Querido do vexame da queda.




Em 2006 , mais ambientado , e participando de uma equipe mais reforçada , tornou-se o líder dentro de campo , destacando-se na conquista da Copa do Brasil e na campanha do Brasileirão daquele ano. O time ficou em 11° lugar , mas Renato disputou os prêmios de melhor meia do campeonato , ficando entre os três primeiros colocados.




Saiu do Flamengo em 2007 , para viver a Aventura das Arábias , em busca da independência financeira. Deixou saudades na torcida e o respeito dos dirigentes , sendo sempre lembrado quando o  time necessitou de reforços.



Após o exílio de quatro anos , aceitou a proposta da diretoria comandanda à época por Zico e retornou à Gávea.



Voltou  sem estar inteiramente em forma , demorou a recuperar o futebol  a que a  massa havia se acostumado , e com isso sofreu críticas. Mas se a parte técnica deixava a desejar , a entrega em campo continuava a mesma , e isso a torcida presenciava e reconhecia.




 Mais uma vez participava de campanha sofrível , de mais uma briga contra o rebaixamento , e , mais uma vez , o destino quis que fosse figura de proa na nova empreitada . Seu gol contra o Guarani adiou novamente o sonho do ¨arco-iris ¨ , de ver o Manto Sagrado percorrendo caminhos que ¨eles¨  trilharam , mas que não foram feitos para os nossos pés. A violência do chute da perna esquerda do Urubu - Rei  continua divulgando o mantra que dói nos ouvidos coloridos : ¨TIME GRANDE NÃO CAI ¨.



Renato Abreu , o Urubu - Rei , não precisaria   se tornar o ARTILHEIRO DA DÉCADA  para  entrar na história do Clube Mais Querido do Brasil. Seus 51 gols ,  computados até dezembro de 2010 , não seriam obrigatórios para a obtenção desse passaporte.


A torcida rubro - negra , em sua imensa maioria , não sabia dessa conquista individual. E , mesmo assim, louva o ¨Canhão da Gávea¨ . Não pelo número de gols marcados , mas pela entrega , pelo comprometimento , pelas gotas de suor que regam a grama dos campos e encharcam o uniforme vermelho e preto . Afinal , esse é o requisito primeiro para almejar o reconhecimento da Nação.



Renato Abreu sempre foi poupado do som traduzindo  descontentamento que sai das arquibancadas para os ouvidos daqueles que não têm a dimensão do que é jogar no Flamengo. Ele sabe desde a primeira passagem o que é necessário.


Renato Abreu é o Artilheiro da Década do Flamengo . Mas sua figura , já sacramentada nos anais do clube foi tatuada com o respeito que ele demonstra , com suas atuações ,  pela instituição e pela torcida .


Obrigado , Urubu - Rei. 











Um comentário:

  1. Não sabia desse detalhe... o Renato apesar de não ser craque é um jogador q se identificou com a camisa do clube dsd a sua primeira passagem e até hj msm ao 33 anos é titular absoluto e muito útil a equipe com suas faltas e liderança. Bela postagem amigo! Pq vc não a reproduz no activo tb? abraço, me chame sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!