Bem vindos! Estamos abrindo mais esse canal com os amigos para debatermos assuntos relativos ao esporte mais popular do país.



Aproveitamos o espaço cedido pelo Lance! em sua página de interação com os leitores, e montamos um blog de esportes (Hexalegitimo), visando à troca de opiniões e o cultivo de amizades, objetivo comum a todos aqueles que procuram fazer do futebol veículo de confraternização.



Buscando atingir um extrato maior de amigos, colocamos à disposição essa página, desejando que as visitas possam se sentir à vontade para debater, opinar, discordar, criticar e colaborar com novas ideias, pois é esse o motivo que nos levou à confecção do blog.



Nossas opiniões também podem ser lidas no Blog do Kimura ( http://www.flablog.com.br ), todas as quartas-feiras, e, como dissemos, no Lanceactivo (www.lanceactivo.com.br/hexalegitimo) sempre que o tempo permite e as ideias fluem.



Estejam à vontade, aproveitem o espaço. Ele é seu. E não deixem de comentar os assuntos abordados. Precisamos de suas opiniões para melhorar e consolidar nossas ideias.



Obrigado.











domingo, 13 de fevereiro de 2011

A HOMENAGEM A CARLINHOS, O VIOLINO

A Nação está em festa. A Diretoria do Clube de Regatas do Flamengo, em tributo a um de seus maiores símbolos, dentro e fora do campo, inaugurou neste sábado  busto e praça em sua sede em homenagem a CARLINHOS, ex-jogador e técnico do Mais Querido do Brasil.


Luis Carlos Nunes da Silva, nascido em  dezenove de novembro de 1937, dedicou 21 anos de sua vida a suar dentro de campo o Manto Sagrado, entre 1958 e 1969.

Sua colocação dentro de campo, jogando com extrema elegância e categoria, lhe valeu o apelido de Violino. A disciplina, materializada em gestos educados, voz pausada, quase inaudível, marca registrada fora das quatro linhas, também era exteriorizada no gramado, postura que lhe valeu o troféu  Belfort Duarte, que contemplava os jogadores mais disciplinados.



Embora tenha se destacado com um dos maiores jogadores de meio de campo à época, foi convocado apenas uma vez para a Seleção Brasileira, em 1964, para um amistoso contra Portugal. Em 1962, na convocação para a Copa, foi preterido por Zequinha, do Palmeiras, para a reserva de Zito. Era, então,  um dos destaques do futebol brasileiro.

Como jogador, disputou 517 jogos, tendo marcado 23 gols e conquistado quatro títulos ( Torneio Início-59 Rio-São Paulo-61 e Campeonatos Cariocas-63 e 75.)




 Despediu-se dos gramados em 1970 e, repetindo o gesto de 1954, quando recebeu as chuteiras de Biguá, entregou as sua a um jovem promissor que despontava nas categorias inferiores : Arthur Antunes Coimbra,  Zico.



Como treinador, esteve à frente do seu time de coração por sete vezes, entre 1983 e 2000,   tendo conquistado  oito títulos, sendo os mais relevantes os Brasileiros de 1987 e 1992. Sempre que o time entrava em crise Carlinhos era chamado para resolver.

Hoje o Violino está afastado das atividades ligadas ao campo de jogo, mas é visto na Gávea  quase que diariamente, respirando os ares da sede social, oxigênio que parece ser vital para a sua sobrevivência.

Parabéns à diretoria do Flamengo, à frente  a presidente Patricia Amorim, que presta essa homenagem a um dos grandes rubro-negros da História do Clube de Regatas do Flamengo, cuja passagem fica marcada para sempre na figura materializada no busto e na praça.



Que as gerações, atual e futura, possam sentar naqueles bancos, vislumbrar aquele busto e ter certeza de que estarão diante de uma figura que passou a vida inteira trabalhando com o objetivo de ver o nome Flamengo no lugar que ele merece.



Que a carreira e história de vida do cidadão  LUIS CARLOS NUNES DA SILVA nos sirva de exemplo e inspire aqueles que iniciam o sonho de vencer como jogador de futebol



3 comentários:

  1. Grande Cabral,

    Eu já tive a oportunidade de estar frente a frente com Carlinhos e ele é realmente uma figura humana incrível, um sujeito tranquilo, boa praça e tanto como jogador (q eu não vi atuar) quanto treinador, ele nos foi muito útil, msm num período q até a própria torcida não o enxergava como solução, e sim como um tapa-buraco. Mas ele brilhou sendo bicampeão brasileiro (87-92), três vzs campeão carioca (91-99 e 00), além daquele memorável título da Mercosul em 99.

    Justa homenagem (e tardia) do Flamengo a essa ilustre figura.

    Parabéns pelo post amigo rubro-negro, e viva o nosso eterno camisa 5.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Enfim renderam a devida homenagem ao Carlinhos, fico feliz que ele ainda esteja entre nós para vivenciar este momento, já que na maioria das vezes só fazem homenagens póstumas. Esta diretoria custou, mas acertou. Depois da forma vexatória como trataram o Zico, proporcionar esta alegria merecida ao Carlinhos nos mostra que nem td está perdido por ali. Esperamos que este seja o primeiro passo para reverenciarmos nossos ídolos e que eles possam ser sempre reconhecidos pelas futuras gerações.
    Parabéns pelo post, Cabral.

    ResponderExcluir
  3. Caro Cabral...que bela e merecida homenagem. Um texto maravilhoso, repleto de ilustrações (você sabe que eu gosto de textos bem ilustrados) e reverenciando um grande ídolo que nos deu grandes alegrias. Parabéns por essa grande obra e ao nosso eterno Carlinhos. Abraço!!!

    Tem novidade no Fut-Race.
    A estréia do Fut-Race Velocidade, conduzido por mim. A primeira matéria é sobre a Moto GP.
    Acesse e comente: www.fut-race.blogspot.com

    Luciano Campos
    www.fut-race.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!